26 de agosto de 2025
InternacionalCOP30 cria força-tarefa para garantir acomodações em Belém

COP30 cria força-tarefa para garantir acomodações em Belém

Força-tarefa é criada para lidar com a crise de hospedagens durante a COP30 em Belém

Na manhã desta sexta-feira (22), a secretaria extraordinária da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30) anunciou a formação de uma força-tarefa para enfrentar os altos preços das hospedagens em Belém (PA), que têm gerado preocupações em diversas delegações internacionais. O presidente da COP30, embaixador André Correa do Lago, ressaltou que a iniciativa visa garantir que todos os países participantes consigam resolver suas questões de acomodação e cheguem à conferência sem entraves. Até o momento, 47 delegações já confirmaram participação, sendo 39 delas com reservas via a plataforma oficial do evento e oito negociadas diretamente com a rede hoteleira. A atenção inicial se concentra nos 72 países dos Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento (SIDS) e Países Menos Desenvolvidos (LDCs), um esforço que deve se estender a outras nações nas próximas semanas.

“Nós estamos atentos e conscientes das preocupações dos países. Precisamos que todos consigam vir para a COP”, afirmou Correa do Lago.

A divulgação da força-tarefa ocorreu após uma reunião com o Bureau da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC), onde representantes de diferentes países expressaram questionamentos sobre a organização da conferência. Em meio a esses desafios, uma das solicitações discutidas envolveu a possibilidade de um subsídio brasileiro para a hospedagem das delegações, porém, a secretária-executiva da Casa Civil, Miriam Belchior, descartou a ideia, destacando que não seria viável financiar a acomodação, até mesmo de países mais ricos que o Brasil.

“Não há como subsidiar delegações de países, inclusive delegações de países mais ricos que o Brasil”, esclareceu Belchior.

Além das questões de hospedagem, Belchior afirmou que os planos operacionais relacionados à segurança, saúde e transporte estão sendo ajustados em conformidade com as exigências da ONU. A expectativa é que a força-tarefa atue diretamente com as 190 nações que demonstraram interesse em participar do evento, facilitando o processo de reservas e resolvendo as pendências existentes. “Acreditamos que boa parte dos países estava esperando essa reunião para seguir para o passo seguinte das reservas”, completou.

Os organizadores da COP30 irão implementar ajustes imediatos para atender à demanda de acomodações, incluindo a opção de diárias reduzidas em blocos, a fim de facilitar a estadia dos delegados. Em uma medida adicional, o governo brasileiro contratou transatlânticos para abrigar participantes durante a conferência, mas caso as negociações se prolonguem, esses delegados poderão ser transferidos para a rede hoteleira disponível.

“Os cinco primeiros dias da COP serão o pico de acomodações, depois, a tendência é diminuir”, disse Belchior.

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil.

Com 47 países confirmados, COP anuncia força-tarefa para acomodações

Fonte: Agencia Brasil.

Internacional

Top 5

Confira Mais

Atendimento odontológico domiciliar é iniciado em Cachoeiro para pacientes com mobilidade reduzida

A Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim, através da Secretaria...

Wirtz em Foco: Liverpool Garante Vitória, Mas Craque Continua em Baixa!

Liverpool vence o Newcastle! Em uma partida decisiva da Premier...

Prefeitura de Anchieta abre vagas para Topógrafo com inscrições em junho

A Prefeitura de Anchieta anuncia a abertura de uma...

180 países enviarão metas climáticas até a COP30, afirma especialista

Às vésperas da COP30 em Belém, cresce a expectativa...

Rota do Itabira oferece 7 km de opções de lazer e contato com a natureza em Cachoeiro.

Em Cachoeiro de Itapemirim, a nova Rota do Itabira...

Vereador pede anulação de PL sobre contratação de população em situação de rua

O vereador Davi Esmael (Republicanos) anunciou seu requerimento para...

João Fonseca avança à segunda rodada após vencer sérvio no US Open

Nesta segunda-feira (25), o jovem...

Rio Ngumoha brilha e faz história: gol decisivo do Liverpool contra o Newcastle!

Rio Ngumoha brilha e garante vitória do Liverpool sobre...

Anchieta se prepara para a 7ª edição do Desafio de Corrida da GCMA em setembro

No próximo dia 14 de setembro, Anchieta se tornará...
- Advertisement -spot_img