A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) de Cachoeiro de Itapemirim intensifica seu combate à tuberculose com dois treinamentos programados para agosto, destinados a profissionais de saúde que atendem pacientes com a doença. As capacitações, que miram na atualização do manejo clínico e melhorando a assistência, ocorrerão no auditório da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Cachoeiro (Acisci).
No dia 21, o foco será em profissionais da rede hospitalar e prontos atendimentos do município, incluindo os hospitais Infantil, Santa Casa, Evangélico, Unimed e unidades de pronto atendimento Paulo Pereira Gomes, Marbrasa e Itaoca. O segundo encontro, agendado para o dia 27, será voltado para os profissionais do sistema penitenciário, abrangendo os presídios masculino e feminino, além do Centro de Detenção Provisória (CDP) e o Instituto de Atendimento Socioeducativo (Iases).
A coordenadora do programa, Marusca Mesquita, enfatiza a importância da articulação entre a rede de saúde para garantir um atendimento integral ao paciente. Os treinamentos abordarão temas críticos como diagnóstico precoce, fluxos de encaminhamento e condutas assistenciais. Apesar de ser uma doença curável, a tuberculose é uma das principais causas de mortalidade globalmente. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2023, a doença superou a Covid-19 em termos de letalidade, como refletido no Boletim Epidemiológico de Tuberculose de 2025.
A secretária municipal de Saúde, Renata Fiório, reafirma o compromisso com a qualidade da assistência: “Investir continuamente na capacitação é fundamental para reduzir a incidência e alcançar a meta nacional de eliminação da tuberculose até 2030.” O Governo Federal visa eliminar a tuberculose como problema de saúde pública, almejando uma redução de 90% na incidência até 2035.
Cachoeiro de Itapemirim se destaca no sul do Espírito Santo na luta contra a tuberculose. O município mantém um laboratório equipado com o Teste Rápido Molecular para Tuberculose (TRM-TB), que proporciona diagnóstico ágil e preciso, aprimorando a qualidade do tratamento.
Foto: Divulgação/PMCI
Cachoeiro realiza treinamentos para qualificar atendimento a pacientes com tuberculose – Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim
Fonte: Assessoria de Comunicação Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim-ES

