12 de agosto de 2025
EducaçãoEvasão escolar é prioridade do governo, afirma Lula durante premiação

Evasão escolar é prioridade do governo, afirma Lula durante premiação

Lula Entrega Prêmio MEC da Educação Brasileira no Palácio do Planalto

Na manhã desta segunda-feira, 11 de setembro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva inaugurou uma nova etapa de valorização da educação pública ao entregar o Prêmio MEC da Educação Brasileira. A cerimônia, realizada no Palácio do Planalto, premiou 116 projetos de estudantes, municípios e escolas da rede pública de ensino de todo o Brasil, reconhecendo aqueles que se destacaram por suas melhores práticas em inclusão, qualidade e desempenho acadêmico. O evento contou com a presença do ministro da Educação, Camilo Santana, secretários de educação, estudantes, professores, parlamentares e outros integrantes do governo.

A premiação abrangeu categorias fundamentais de avaliação, incluindo o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), além de critérios como acesso e permanência escolar, avanços na alfabetização e educação em tempo integral. Segundo o Ministério da Educação, essa análise criteriosa permitiu a seleção dos projetos que mais se destacaram pela eficiência e pela promoção de igualdade de oportunidades.

Durante seu discurso, Lula reforçou o compromisso de seu governo com o investimento em educação, destacando a criação do programa Pé-de-Meia. Esta iniciativa visa apoiar estudantes de baixa renda do ensino médio, inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal (CadÚnico), promovendo a permanência e conclusão do ensino. “Evasão escolar é um problema do Estado, e precisamos assumir essa responsabilidade”, declarou o presidente, ao criticar os cortes de investimentos em educação nos governos anteriores.

Dentre os 116 premiados, estavam 54 alunos que se destacaram na redação do Enem, além de quatro estados, 35 municípios e 20 escolas. Os vencedores foram reconhecidos em oito categorias que abrangem a educação infantil, anos iniciais e finais do ensino fundamental, ensino médio, Enem, educação em tempo integral e educação profissional e tecnológica. Este reconhecimento incluiu também 49 professores que se destacaram na formação de seus alunos.

Os prêmios variaram entre R$ 100 mil e R$ 500 mil, com a exigência de que os recursos sejam aplicados na melhoria da infraestrutura escolar e na valorização dos profissionais de educação. Lula comentou sobre a importância da resiliência dos premiados, comparando a entrega do prêmio ao “Oscar da resiliência”.

A cerimônia representa um passo significativo na agenda educacional do governo Lula, que se compromete a alfabetizar 80% das crianças até o segundo ano do ensino fundamental até 2030, em colaboração com estados e municípios.

Evasão escolar é questão de Estado, diz Lula na entrega do Prêmio MEC

Fonte: Agencia Brasil.

Educação

Top 5

Confira Mais

Polícia Civil Recupera Celular Roubado em Alto Rio Novo após Investigações

Polícia Civil do ES Recupera Celular Furtado em Alto...

Manchester United dá ultimato a Antony: saia já ou fique fora até janeiro!

Antony vai deixar o Manchester United? A permanência de Antony...

Prefeito de Cachoeiro visita Casa Verde e garante investimentos para promoção social

O prefeito de Cachoeiro de Itapemirim, Theodorico Ferraço, visitou...

Rio Branco busca classificação nas oitavas da Série D no Kleber Andrade

Rio Branco Enfrenta o Luverdense-MT em Busca da Classificação...

Novo caminhão basculante é entregue a Piúma pelo Governo do Estado para melhorias

Piúma recebe novo caminhão basculante do Governo do Estado Na...

SINE de Anchieta disponibiliza 45 novas vagas de emprego para a população

O SINE de Anchieta disponibiliza 45 vagas de emprego...

Polícia Civil do ES prende suspeitos em operação “Jogo Sujo” após homicídio

Polícia Civil Realiza Operação "Jogo Sujo" em Conceição da...

Cachoeiro realiza ação de saúde ocular e atende 70 idosos em fila do SUS

Na manhã do último sábado (9), o Centro de...
- Advertisement -spot_img