3 de agosto de 2025
Cachoeiro de ItapemirimNova regra sobre cortes de serviços de telecomunicações entra em vigor em...

Nova regra sobre cortes de serviços de telecomunicações entra em vigor em Cachoeiro em 2025

A partir de 1° de setembro de 2025, uma nova norma da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) altera as regras para os cortes de internet, telefonia e TV para consumidores inadimplentes. A Resolução 765/2023, publicada em 10 de novembro de 2023, encerra a “suspensão parcial” dos serviços, o que significa que, após 15 dias de atraso, os serviços poderão ser cortados imediatamente.

De acordo com a nova regra, a notificação de dívida deverá ocorrer após 15 dias de atraso no pagamento, informando os motivos e o prazo para a suspensão, além do valor devido e a possibilidade de registro do débito em sistemas de proteção ao crédito. Para os serviços de internet, TV e telefonia, fica proibida a realização de cobranças durante esse período. A rescisão do contrato, que antes era de 30 dias após o corte total, poderá agora ser feita em 60 dias após a suspensão total.

Para a telefonia, a suspensão total poderá ser realizada em até 20 dias após o atraso da fatura. As operadoras terão cinco dias para notificar os consumidores sobre a falta de pagamento, e o corte dos serviços de internet ocorre se não houver regularização em 15 dias. O novo regulamento também permite a redução do número de lojas físicas e a implementação de pacotes digitais, além de definir horários de atendimento ao consumidor via telemarketing.

As operadoras ainda poderão permitir o recebimento de chamadas e SMS, além da realização de ligações para serviços de emergência após o corte. Os usuários de celular poderão enviar mensagens SMS, já que a norma não exige a manutenção dos dados móveis, mantendo assim a possibilidade de preservar seu número.

Os consumidores terão também a opção de solicitar que os valores em débito sejam cobrados separadamente, facilitando o parcelamento. Após a quitação do débito, o serviço deve ser restabelecido em até um dia. Aqueles que pagam suas contas em dia continuam com o direito de solicitar a suspensão temporária dos serviços, sem perder o número, podendo pedir o restabelecimento a qualquer momento.

Para auxiliar os consumidores, o Procon de Cachoeiro disponibiliza diversos canais, incluindo atendimento presencial na Rua Bernardo Horta, nº 204, no bairro Guandu, e acesso ao sistema de Reclamações Online, que pode ser utilizado através do site oficial do órgão.

Foto: Divulgação/Procon

Procon de Cachoeiro explica nova regra para cortar internet, telefone e TV de devedores – Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim

Fonte: Assessoria de Comunicação Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim-ES

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