CulturaProfessor propõe inclusão do cinema como matéria escolar

Professor propõe inclusão do cinema como matéria escolar

Marcelo Ikeda, professor da Universidade Federal do Ceará, defende a urgência nas políticas de acesso ao cinema nacional tanto quanto a regulamentação do streaming. Durante sua participação no seminário no Festival de Cinema Sul-Americano de Bonito (MS), Ikeda destacou a importância de formar público desde as escolas.

O seminário “Cinema, Políticas e Mercado – A Distribuição do Filme Independente no Brasil”, ocorrido no Cinesur, trouxe para o debate a necessária regulamentação da Lei 13.006 de 2014, ainda pendente de regulamentação. Essa lei estabelece a obrigatoriedade de se exibir filmes nacionais nas escolas básicas brasileiras, mas carece de um dispositivo legal que garanta sua aplicação efetiva. Ikeda ressaltou que além da exibição, é essencial investir em estruturas e recursos pedagógicos adequados.

“Não apenas exibir, mas discutir os filmes é fundamental para a formação de um público consciente e crítico”, enfatizou Ikeda. Além da estrutura técnica para projeção, as escolas precisam garantir que as sessões de cinema respeitem os direitos autorais e que os educadores sejam capacitados para conduzir debates enriquecedores acerca das obras exibidas.

O professor defendeu que a implementação efetiva dessa política não requer grandes investimentos financeiros. “É uma questão de priorização e de trabalho de base nas comunidades”, acrescentou, sugerindo que a interação entre escolas e comunidades locais pode potencializar o interesse pelo cinema nacional.

O Festival CineSur, que ocorre até 2 de agosto em Bonito (MS), reforça essa visão ao oferecer um espaço de exibição e discussão sobre o cinema sul-americano, contribuindo para a valorização e disseminação da cultura cinematográfica na região.

Para mais informações sobre o festival, é possível acessar o site oficial do CineSur. Todas as atividades oferecidas são gratuitas e abertas ao público.

Professor defende cinema nas escolas para ampliar e formar público

Agência Brasil

Educação

spot_img

Top 5

Confira Mais

Governo do ES moderniza Rodoviária de Vitória e expande Sistema Aquaviário

Governo do Estado entrega reforma da Rodoviária de Vitória...

Cachoeiro realiza recolhimento de resíduos eletroeletrônicos até 10 de outubro

A Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim está promovendo uma...

Governador Ricardo Ferraço nomeia Jordano Leite como novo delegado-geral da PCES

Governador Anuncia Jordano Bruno Como Novo Delegado-Geral da Polícia...

Real Madrid confia no talento de Huijsen: o zagueiro que moldará o futuro!

Dean Huijsen e Seu Potencial no Real Madrid Na atual...

Cachoeiro inicia recapeamento de 16 ruas para melhorar mobilidade e segurança urbana

A Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim iniciou, na segunda-feira...

Manchester United avalia Kerim Alajbegovic como alternativa a Vinícius Júnior

Manchester United Avalia Contratação de Kerim Alajbegovic O Manchester United...

Fernando Diniz assume comando do Corinthians até 2026

Fernando Diniz é o Novo Comandante do Corinthians O Sport...

Artemis 2 alcança nova marca de distância da Terra em missão lunar

Astronautas da Artemis 2 Rompem Barreiras no Espaço com...

JUBsFut: Aracaju recebe 1,5 mil atletas em competição universitária

Aracaju Recebe os Jogos Universitários Brasileiros de Futebol Aracaju, capital...