Em celebração ao Dia da Agricultura Familiar, o município de Anchieta promove uma programação especial entre 21 de julho e 14 de agosto de 2025. Organizada pela Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (SEMAA) e instituições parceiras, a iniciativa tem como foco o fortalecimento da agricultura familiar local, com atividades que englobam troca de conhecimentos, capacitação técnica e valorização cultural.
A agenda de eventos começa com o seminário “Organização da Feira da Agricultura Familiar de Anchieta – AFAFA”, programado para 21 de julho, das 08h às 11h, no auditório da SEMAA. Especialistas do Projeto Arranjo Produtivo da ALES, João Passos e Ivan Nery, conduzirão a atividade, que visa a profissionalização das feiras locais, seguida de um lanche compartilhado entre os participantes.
O auge das festividades acontecerá no dia 25 de julho, às 19h, por meio de uma Missa em Homenagem aos Agricultores Familiares no Santuário Nacional de São José de Anchieta. Este momento celebrará a importância dos agricultores na promoção do desenvolvimento sustentável e na preservação dos valores culturais do campo.
Em 31 de julho, o foco será na cultura do cacau, com o seminário “Potencialidades e Perspectivas na Cultura do Cacau”, que ocorre no Restaurante Dom Bernardo, em Alto Pongal, das 08h às 12h, com a participação de Danilo Baroni do SENAR. Já no dia 7 de agosto, será a vez do café receber destaque em um seminário sobre “Tratos culturais e beneficiamento na cultura do café”, programado para acontecer no mesmo local e horário, sob a condução de Tafarel Colodetti e Tássio de Souza do Incaper. Este evento também marcará o lançamento oficial da Exposul Café 2026.
Para encerrar a programação, no dia 14 de agosto, o Clube do Cavalo em Itapeúna receberá o seminário “Importância da formalização e do crédito agrícola para a agricultura familiar”, com palestras de Dr. Cezário Neto do STRAP e representantes do SICOOB e SICREDI, que discutirão o Plano Safra 2025/2026. O encerramento será um evento acolhedor, com moda de viola, exposição e venda de produtos de agroindústrias locais, distribuição de mudas e sorteios.
A realização deste evento é uma parceria da SEMAA/PMA, Incaper, STRAP e Projeto Arranjo Produtivo da ALES (Casa dos Municípios), com o apoio do MEPES/EFA-O e do SENAR.
Foto: CONTAG