23 de janeiro de 2026
InternacionalBrics defende solução de dois Estados e fronteira de 1967 na Palestina

Brics defende solução de dois Estados e fronteira de 1967 na Palestina

Brics Defende Solução de Dois Estados em Cúpula no Rio de Janeiro

Durante a 17ª Cúpula do Brics, realizada no Rio de Janeiro, líderes dos países membros reafirmaram, em sua declaração final, o apoio à solução de dois Estados para o conflito israelense-palestino, que já se arrasta por mais de sete décadas. O documento expressa o compromisso inabalável dos membros com a criação de um Estado da Palestina soberano, independente e viável, dentro das fronteiras reconhecidas internacionalmente antes do conflito de 1967. Essa posição contrasta com a negativa de Israel em aceitar tal resolução, aumentando as tensões no Oriente Médio.

“Reafirmamos nosso apoio à adesão plena do Estado da Palestina às Nações Unidas, no contexto do compromisso com a Solução de Dois Estados”, afirma o texto, enfatizando a necessidade da retirada completa das forças israelenses da Faixa de Gaza, Cisjordânia e Jerusalém Oriental, todos considerados territórios palestinos sob ocupação desde 1967. O Brics também expressou profunda preocupação com o aumento das hostilidades de Israel contra Gaza, e condenou o uso da fome como método de guerra, pedindo por negociações que visem um cessar-fogo imediato.

Embora o Irã faça parte do Brics, a sua posição diverge significativamente do consenso do grupo. O chanceler iraniano, Seyed Abbas Araghchi, caracterizou a solução de dois Estados como “irreal” e defendeu um modelo de Estado único que abrangeria todos os cidadãos de diferentes credos, em uma proposta que remete à luta contra o apartheid na África do Sul. Ele afirmou que um referendo que incluísse todos os habitantes originais da Palestina seria a alternativa mais justa.

Na declaração, o Brics também pediu pela libertação de reféns e detidos em violação ao direito internacional, condenando a escalada de deslocamentos forçados na Cisjordânia e em Jerusalém Oriental, onde se estima que 40 mil palestinos tenham sido expulsos de suas casas recentemente. A Cúpula solicitou ainda o acesso irrestrito à ajuda humanitária para os afetados pelo conflito.

Enquanto isso, na mesma data, o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, chegou aos Estados Unidos para discutir, com o presidente Donald Trump, o futuro da guerra em Gaza. Ambos têm defendido a emigração em massa de palestinos, proposta que foi rejeitada pelos líderes do Brics na Cúpula.

O documento conclui com uma ênfase sobre a necessidade de unir a Cisjordânia e a Faixa de Gaza sob a Autoridade Palestina, um passo fundamental para alcançar a soberania palestina. Essa união é vistas como crucial para a estabilidade na região, refletindo o desejo dos países do Brics por uma solução duradoura para um dos conflitos mais prolongados e complexos da história contemporânea.

Imagem: Agência Brasil

Brics pede solução de dois Estados e fronteira de 1967 para Palestina

Fonte: Agencia Brasil.

Internacional

spot_img

Top 5

Confira Mais

Polícia Civil prende dois suspeitos e recupera produtos furtados em Itapemirim

Operação da Polícia Civil em Itapemirim Resulta em Prisões...

Lula no Fórum Econômico da AL e Caribe como Convidado Especial

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva embarcará para...

SINE de Anchieta abre 49 vagas de emprego; confira os detalhes e documentos necessários!

O SINE de Anchieta está disponibilizando 49 vagas de...

Manchester United busca novos talentos: quatro substitutos para Casemiro em vista!

Casemiro Anuncia Saída do Manchester United e Clube Inicia...

Corredor de umidade traz chuva e alivia calor no Espírito Santo

Previsão do Tempo: Instabilidade e Condições de Chuva Persistente...

MP regulamenta mídia e marketing para a Copa do Mundo Feminina 2027

Brasil se prepara para a Copa do Mundo Feminina...

Polícia Civil realiza operação contra maus-tratos a animais em Cariacica

Polícia Civil realiza operação em Cariacica e resgata cães...

Procon Cachoeiro promove palestra sobre Saúde Mental em janeiro branco

No embalo do movimento Janeiro Branco, que visa conscientizar...

Lula anuncia isenção de visto para cidadãos chineses ao Brasil

Brasil e China: Isenção de Vistos para Cidadãos Chineses...