17 de janeiro de 2026
InternacionalAtivistas de 51 países se mobilizam para romper bloqueio em Gaza

Ativistas de 51 países se mobilizam para romper bloqueio em Gaza

Marcha Global Para Gaza: Ativistas de 51 Países se Mobilizam em Apoio aos Palestinos

Enquanto a coalizão da Flotilha da Liberdade navega pelo Mediterrâneo em uma missão para romper o bloqueio de Israel à Faixa de Gaza, uma mobilização internacional toma forma com a chamada Marcha Global Para Gaza. Com o objetivo de reunir milhares de manifestantes de organizações sociais de 51 países, a marcha promete ser uma manifestação significativa de solidariedade e resistência. Os organizadores definem o evento como “um movimento cívico, apolítico e independente”, enfatizando que a marcha representa o povo em sua diversidade e humanismo, sem vínculos com partidos políticos, ideologias ou religiões.

A Marcha Global está programada para se reunir no dia 12 de junho no Cairo, Egito. De lá, os manifestantes seguirão de ônibus até Al-Arish, na Península do Sinai, e, posteriormente, marcharão a pé por três dias até a fronteira de Rafah, no sul de Gaza, com a expectativa de chegada em 15 de junho.

Ativistas de diversas partes do mundo, incluindo Canadá, Estados Unidos, Espanha, Turquia, Alemanha, Grécia, África do Sul, Malásia e Brasil, estão se mobilizando. Na última segunda-feira (8), após a prisão de ativistas da Flotilha da Liberdade por Israel, comboios de manifestantes partindo do magreb africano, vindos da Argélia e Tunísia, embarcaram rumo ao Cairo. Estas caravanas, denominadas Soumoud, que significa "firmeza" em árabe, pretendem se unir a manifestantes da Líbia, Marrocos e outros países da região.

Entre os mobilizados, está a brasileira Adriana Machado, membro do Partido da Causa Operária (PCO), que se encontra em Paris e planeja pegar um voo para o Cairo em breve. Adriana expressou sua preocupação com a reação do governo egípcio à mobilização e destacou a urgência da situação humanitária em Gaza, onde a população enfrenta sérias dificuldades devido ao bloqueio. "A cada dia, vemos crianças sendo mortas em Gaza. Não podemos permanecer em silêncio diante desse genocídio apoiado pela imprensa capitalista”, afirmou.

A marcha visa não apenas expressar a solidariedade, mas também romper com o cerco imposto por Israel, que já dura mais de três meses, afetando mais de dois milhões de palestinos. Dados da ONU indicam que cerca de 3 mil caminhões de ajuda humanitária estão retidos na fronteira com o Egito, evidenciando a necessidade urgente de intervenção.

Organizações como a Vozes Judaicas Pela Paz (Jewish Voice for Peace) também fazem um apelo a seus apoiadores, ressaltando que a situação em Gaza é insuportável e que a falta de ações eficazes de governos e organismos internacionais justifica a mobilização popular. A ONG convocou uma congregação internacional para o dia 15 de junho, visando fazer uma frente em direção à fronteira com Rafah.

Com a marcha, os ativistas esperam promover uma visibilidade global para a crise humanitária em Gaza, desafiando as narrativas predominantes e exigindo ações concretas em prol da paz e da justiça para a população palestina.

Milhares de ativistas marcham a Gaza para romper bloqueio de Israel

Fonte: Agencia Brasil.

Internacional

spot_img

Top 5

Confira Mais

Conte critica arrogância de Amorim após saída de Hojlund do Manchester United

Antonio Conte critica Ruben Amorim e defende Hojlund após...

Incaper lança projeto de bioherbicidas sustentáveis para produtores do ES

Projeto de Pesquisa do Incaper Desenvolve Bioherbicidas Sustentáveis para...

Polícia Civil prende homem condenado por estupro em operação em Linhares

Operação Policial da PCES resulta na prisão de homem...

Manchester United mira Niko Kovac e avalia futuro do técnico croata em 2026

Manchester United Avalia Niko Kovac como Novo Técnico O Manchester...

Calderano enfrenta Wen Ruibo na semifinal do Star Contender em Doha

Hugo Calderano Avança às Semifinais do WTT Star Contender...

Brasil amplia acesso ao comércio global para 36% com pacto UE-Mercosul

Acordo Mercosul-UE Promete Impulsionar Comércio e Indústria Brasileira A Confederação...

Liverpool cede empate em casa para o Burnley e vê vantagem diminuir no G4!

Liverpool Empata com Burnley em Anfield e Vê Vantagem...

Inscrições para bolsa Pé-de-Meia Licenciaturas começam em fevereiro

Capes Oferece 12 Mil Bolsas para Formação de Professores...

Saldanha da Gama apresenta elenco das categorias de base do futsal 2026

Saldanha da Gama Apresenta Elenco das Categorias de Base...