Brasil registra marca histórica na produção de petróleo e gás natural em abril
A produção nacional de petróleo e gás natural alcançou novos patamares em abril deste ano, com um total de 3,734 milhões de barris de óleo equivalente por dia (boe/d), segundo dados divulgados pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Esse volume representa um aumento de 0,5% em relação a março e 18,3% a mais do que o mesmo período do ano anterior.
Desagregando os números, a produção de petróleo atingiu uma média diária de 2,895 milhões de barris, o que indica uma alta de 0,4% frente a março deste ano e um significativo crescimento de 16,4% comparado a abril de 2024. Já a produção de gás natural foi de 133,33 milhões de metros cúbicos por dia, marcando uma elevação de 0,8% em relação ao mês anterior e um avanço de 25,6% em comparação com o mesmo mês do ano passado.
Os campos do pré-sal, pós-sal e em terra contribuíram para que a produção total do Brasil de petróleo e gás atingisse 4,689 milhões de boe/d. Dessa forma, os campos do pré-sal representaram 79,6% do total de hidrocarbonetos produzidos nacionalmente. Especificamente falando de petróleo, a produção foi de 3,632 milhões de barris por dia, um aumento leve de 0,3% face a março e de 13,7% em relação a abril de 2024.
Adicionalmente, a taxa de aproveitamento de gás natural se manteve alta, com 97,1% do gás extraído sendo utilizado. Houve uma redução de 13,6% na quantidade de gás queimado sem aproveitamento em abril, comparado a março deste ano, embora esse número tenha subido 25,5% quando confrontado com abril do último ano.
Os campos operados pela Petrobras, seja de forma independente ou em consórcio com outras empresas, foram responsáveis por 89,76% do total produzido. O campo de Tupi, localizado no pré-sal da Bacia de Santos, destacou-se como o maior produtor do país, com uma média diária de 783,91 mil barris de petróleo e 39,81 milhões de m³/d de gás natural.
Esses resultados fortalecem a posição do setor de óleo e gás como vital para o desenvolvimento econômico do Brasil, além de sublinhar a importância da eficiência energética e do aproveitamento de recursos naturais.
Produção de óleo e gás do pré-sal bate recorde em abril
Economia