CulturaBrasil em coalizão global para auxílio a Gaza e pressão sobre Israel

Brasil em coalizão global para auxílio a Gaza e pressão sobre Israel

Em um encontro crucial realizado no último domingo (25), em Madri, chanceleres de 20 países, incluindo o Brasil, debateram estratégias e sanções potenciais para instar Israel a interromper os conflitos em Gaza. A reunião, promovida pelo governo espanhol, visou também fortalecer o suporte à solução de dois Estados para a questão Israel-Palestina, proposta que enfrenta resistência de Israel.

O Brasil, representado pelo Ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, enfatizou a urgência em responder ao sofrimento civil em Gaza. “Ninguém poderá alegar desconhecimento sobre as atrocidades em curso”, destacou Vieira, criticando a inação global ante a situação. A cúpula serviu de preparativo para uma Conferência sobre a Palestina, agendada para junho em Nova York, com o Brasil coordenando um dos grupos de trabalho.

José Manuel Albares, chanceler espanhol, foi firme ao defender a suspensão do acordo da União Europeia com Israel e sugeriu um embargo de armas. “Gaza é uma ferida aberta na humanidade”, afirmou Albares, reconhecendo que o silêncio pode ser interpretado como cumplicidade diante do conflito.

Os EUA emergiram nos dados do Instituto Internacional de Pesquisa de Paz de Estocolmo (Sipri) como o principal fornecedor de armas para Israel, desempenhando um papel significativo no aumento do apoio militar após o início dos recentes confrontos em 7 de outubro.

No contexto histórico, apesar dos Acordos de Oslo de 1993 preverem a criação de um Estado palestino, a resolução da ONU ainda não foi implementada, e a ocupação de terras por Israel continua a ser uma questão polarizada e litigiosa internacionalmente.

Créditos: Agência Brasil.

Brasil participa de coalizão para ajudar Gaza e pressionar Israel

Agência Brasil

Internacional

spot_img

Top 5

Confira Mais

Flamengo bate Ferroviária por 1 a 0 nas quartas do Brasileirão Feminino

Flamengo vence Ferroviária e abre vantagem nas quartas de...

Podcast “Crianças Sabidas” Explica Eleições 2026 aos Pequenos

Podcast Infantil Explica Eleições Gerais de Forma Lúdica ao...

Venezuela fecha acordo histórico com EUA para produção de petróleo

Venezuela e EUA Firmam Acordo Histórico para Aumento da...

Última chance: renegociação de dívidas termina nesta segunda-feira

Novo Desenrola Brasil encerra na próxima segunda-feira: Oportunidade para...

Cachoeiro promove palestra para homens sobre combate à violência contra a mulher

A Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim, por meio da...

Procon de Cachoeiro promove encontros comunitários sobre direitos do consumidor

O Procon de Cachoeiro de Itapemirim está promovendo o...

RJ: Justiça autoriza estado a gerir clube e pousada do CV

Justiça do Rio de Janeiro autoriza governo estadual a...

Prefeitura de Anchieta inicia recadastramento funcional de servidores efetivos em 31/08

A Prefeitura de Anchieta dará início ao Recadastramento Funcional...

Bandeira tarifária de energia seguirá amarela em setembro de 2023

Bandeira Tarifária Amarela é Mantida em Setembro e Impacta...