O cineasta brasileiro Kleber Mendonça Filho conquistou o prêmio de melhor direção na 78ª edição do Festival de Cannes com o filme “O Agente Secreto”. Este marco foi acompanhado pelo reconhecimento a Wagner Moura, que recebeu o prêmio de melhor ator por seu trabalho nessa mesma obra. O filme, que estreou mundialmente no festival em 18 de maio, também concorria à Palma de Ouro, mas o prêmio máximo foi entregue a “Um Simples Acidente”, do diretor iraniano Jafar Panahi.
“O Agente Secreto”, além de sua prestigiada recepção, que incluiu mais de 10 minutos de aplausos em sua première, trouxe destaque anterior para Mendonça Filho, que já havia apresentado os elogiados “Aquarius” em 2016 e “Bacurau” em 2019, ambos competidores à Palma de Ouro em suas respectivas edições. Notavelmente, “Bacurau” compartilhou o Prêmio do Júri em 2019 com “Les Misérables” de Ladj Ly.
A Ministra da Cultura, Margareth Menezes, e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva foram a público celebrar os triunfos de Mendonça Filho e Moura. Lula enalteceu a relevância da conquista para a cultura brasileira, expressando orgulho e a valorização do cinema nacional no panorama internacional.
Essas conquistas refletem não somente o talento individual dos premiados mas também ilustram a potente narrativa criativa que o Brasil continua a oferecer ao mundo cinematográfico.
[Foto: Victor Jucá/Divulgação]
O Agente Secreto ganha melhor direção e melhor ator em Cannes
Internacional

