20 de outubro de 2025
IFESIFES sedia Seminário Nacional do ProfEPT no Colégio Pedro II em maio

IFES sedia Seminário Nacional do ProfEPT no Colégio Pedro II em maio

O Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) realiza a sétima edição de seu seminário nacional entre 28 e 30 de maio no Campus Tijuca II do Colégio Pedro II, localizado no Rio de Janeiro. O evento, que não requer inscrição prévia, é organizado pelo Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) e pelas instituições associadas ao programa.

O seminário tem como principal objetivo garantir a unidade do mestrado em rede, proporcionando aprofundamentos teóricos e facilitando o planejamento conjunto dos componentes curriculares. Os seminários nacionais servem como um espaço de formação contínua para docentes, focando na interação entre professores das 40 instituições que fazem parte do ProfEPT.

O evento contará com a presença de membros do comitê gestor, da comissão acadêmica nacional e da comissão organizadora do ENA, além de 40 coordenadores locais e docentes permanentes. A programação inclui reuniões de trabalho, conferências, palestras e mesas-redondas que abordarão temas relevantes vinculados às pesquisas e produtos educacionais desenvolvidos pelo ProfEPT.

Na quarta-feira, 28 de maio, as atividades começam com o credenciamento, seguido pela cerimônia de abertura e uma apresentação cultural. A conferência de abertura, conduzida pelo Prof. Dr. Luiz Antônio Cunha, será um dos destaques do dia. No dia seguinte, quinta-feira, 29 de maio, as palestras abordarão temas como os desafios e perspectivas do ProfEPT na pós-graduação stricto sensu. Durante a tarde, serão realizadas reuniões de grupos de trabalho e mesas-redondas focadas na aderência das disciplinas eletivas às bases conceituais do programa.

Por fim, na sexta-feira, 30 de maio, o planejamento estratégico será destacado em uma palestra que discutirá os desafios para o ciclo avaliativo 2025-2028 da Capes. O evento será encerrado com a palestra da Prof.ª Dr.ª Marise Ramos, que abordará a formação humana integral e os desafios da pesquisa em educação profissional e tecnológica.

Fonte: Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes)

spot_img

Top 5

Confira Mais

Polícia Civil prende homem e apreende arma em Irupi durante operação na zona rural

Polícia Civil do ES Prende Homem e Apreende Armas...

Luis Enrique defende Chevalier e compara pressão a Donnarumma no PSG!

Luis Enrique rebate críticas a Chevalier O Paris Saint-Germain (PSG)...

Governador e Ministro Apoiam Nova Fase da Petrobras no Amapá

O Ibama concedeu licença que permite à Petrobras iniciar...

SINE de Anchieta disponibiliza 26 vagas de emprego para novos talentos na cidade

O SINE de Anchieta está oferecendo atualmente 26 vagas...

Governo do ES celebra Dia Nacional da Agricultura e reforça apoio ao agro capixaba

Espírito Santo Celebra o Dia Nacional da Agricultura com...

Rosana Augusto é a nova técnica do time feminino do Palmeiras

Palmeiras Anuncia Rosana Augusto como Nova Técnica da Equipe...

Cachoeiro esclarece sobre venda casada e direitos do consumidor no Município

Você sabia que a prática de venda casada é...

Polícia Civil apreende adolescente envolvido em tráfico de drogas e roubos em Aracruz

Polícia Civil do Espírito Santo Apreende Adolescente por Tráfico...

Christensen desfalca Barcelona e se torna dúvida crucial para Champions League!

Andreas Christensen se torna dúvida para jogo do Barcelona...