InternacionalPapa Leão XIV clama por paz e união em seu discurso inaugural

Papa Leão XIV clama por paz e união em seu discurso inaugural

Novo Papa Leão XIV Faz Sua Primeira Mensagem ao Mundo

Na manhã de ontem, o cardeal norte-americano Robert Francis Prevost foi eleito Papa e adotou o nome de Leão XIV. A sua primeira aparição aconteceu na janela central da Capela Sistina, onde, em um gesto de acolhimento, saudou a multidão com um sincero “A paz esteja convosco”. Em seu discurso, Leão XIV não hesitou em prestar homenagem a seu antecessor, o Papa Francisco, evocando suas palavras e ações que caracterizaram seu pontificado.

O novo pontífice fez um apelo claro à construção de diálogos e à união entre os povos, enfatizando que a paz é um objetivo comum. “Nos ajudem a construir pontes vocês também, com diálogos, com encontros, para sermos um único povo, sempre em paz. Obrigado, papa Francisco”, afirmou Leão XIV, ressaltando a importância da continuidade na missão da Igreja.

Leão XIV expressou gratidão aos 133 cardeais que participaram do conclave que possibilitou sua escolha como sucessor de São Pedro, reafirmando seu compromisso de caminhar junto à Igreja em busca da paz e justiça. Além disso, destacou sua formação agostiniana, citando Santo Agostinho: “Para vós, sou bispo; convosco, sou cristão”, um convite à unidade de todos os fiéis.

Em um momento singular, o papa mudou temporariamente para o espanhol para homenagear a diocese de Chiclayo, no Peru, de onde serviu como administrador apostólico. “Povo leal e fiel, que acompanha o bispo e o ajuda”, declarou, proporcionando um toque pessoal e próximo aos seus governados.

O discurso foi finalizado com a oração da Ave Maria, em um gesto que simboliza a conexão profunda com a fé e a tradição católica, ao mesmo tempo em que lembrou aos fiéis sobre a data especial para a prática devocional de súplica à Nossa Senhora de Pompeia.

A nova liderança promete transformar a Igreja em uma instituição cada vez mais missionária, disposta a acolher a todos e manter diálogos abertos com a sociedade.
O evento foi amplamente transmitido, marcando o início de uma nova era para a Igreja Católica sob a liderança do Papa Leão XIV.

Imagem da Capela Sistina
Créditos: Agência Brasil

Papa Leão XIV pede paz e lembra Francisco: “ajudem a construir pontes”

Fonte: Agencia Brasil.

Internacional

spot_img

Top 5

Confira Mais

Transporte coletivo gratuito em Cachoeiro no 2° turno das Eleições Gerais 2026

Neste domingo, 25 de outubro, os eleitores de Cachoeiro...

Argentina apresenta encantamento por Anchieta em visita a balneário de Iriri

Anchieta recebeu, nesta semana, um grupo de operadores de...

Piúma inicia construção da maior creche do município no bairro Piuminas

Piúma Autorizou a Construção da Maior Creche do Município A...

Boca Juniors elimina Vasco e mantém terror sobre times brasileiros

Boca Juniors elimina Vasco e mantém tradição em confrontos...

Mega-Sena acumula e prêmio sobe para R$ 200 milhões no próximo sorteio

Mega-Sena: Prêmio Acumulado de R$ 200 Milhões Após Sorteio...

Prefeitura de Cachoeiro promove capacitação sobre proteção de dados na ouvidoria

A Ouvidoria Geral da Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim...

Itamaraty critica Milei por suposta interferência na eleição brasileira

Nota de repúdio do Itamaraty ressona ofensas do presidente...

Inter e Bragantino garantem vaga na semi da Copa do Brasil

Internacional e Red Bull Bragantino Garantem Vaga nas Semifinais...

Anchieta se destaca com 1º e 4º lugares no Concurso de Boas Práticas para a Infância

O município de Anchieta, no Espírito Santo, destacou-se na...